O sonho da casa própria certamente é o sonho de muitas pessoas. Conquistar o bem desejado é uma tarefa difícil, mas também satisfatória quando tudo está encaminhado e aquilo começa a se tornar palpável. Normalmente, o maior problema para as pessoas é conseguir o dinheiro para o financiamento, e fazer economias mensais pode ser um problema para quem tem muitas contas para acertar.
Nesse momento, procurar um banco e ir atrás de um financiamento parece a alternativa mais óbvia. Se conseguir a aprovação, chegou o momento de fechar o negócio. Mas existem outros tipos de burocracias na negociação do imóvel próprio, como a documentação de sua casa ou apartamento.
Muitas construtoras oferecem um serviço para cuidar dessa parte burocrática, mas ele é pago, o que pode resultar em mais um gasto não previsto. Existem empresas que cobram de 600 a até 1000 reais para cuidar de tudo e fazer apenas com que você assine os papéis e pague as taxas.
O registro do imóvel que você está comprando é emitido pelo cartório e serve como um comprovante certificado por lei de quem é o proprietário do imóvel adquirido. O custo do registro é a soma de diversas taxas que vão variar de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, varia de R$ 1.131 (imóveis de R$100 mil) a R$ 2.636 (imóveis acima de R$ 1 milhão).
Um ponto da escritura do imóvel muito importante em ressaltar, é que ela só é cobrada para quem compra o imóvel à vista. Já para quem faz financiamento, o próprio contrato com o banco já funciona como escritura. Mas, os valores variam de estado para estado, mais uma vez.
Esse documento serve para atestar que não há nenhum tipo de pendência financeira com o imóvel. O custo dela em RJ e SP é de R$ 700 reais.
Por fim, é válido lembrar que os custos das taxas bancárias, ITBI e registro podem chegar a até 6% do valor do imóvel.
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Postado por: summer
Arquivado em: Apartamento, documentação, documentação de imóveis, Praia Grande